TDAH NA VIDA ADULTA
- Giovana Sorza
- 31 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

A hiperatividade em adultos, também conhecida como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que pode afetar a capacidade de uma pessoa de prestar atenção, se concentrar e controlar impulsos. Pode ser diagnosticada na infância, mas pode persistir na vida adulta e causar dificuldades no trabalho, nas relações e na vida cotidiana.
Os sintomas de hiperatividade em adultos podem incluir:
Dificuldade em manter o foco e concentração em tarefas diárias
Problemas de organização e gestão de tempo
Dificuldade em gerenciar as atividades financeiras e profissionais
Problemas de relacionamento interpessoal e emocionais
Maior probabilidade de abuso de substâncias e outros comportamentos impulsivos
Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão
Estima-se que cerca de 5 a 10% das crianças e 2 a 5% dos adultos tenham TDAH. Não é apenas uma condição infantil: Embora o TDAH seja frequentemente diagnosticado na infância, muitas pessoas que têm o transtorno continuam a ter sintomas na vida adulta.
Algumas pessoas apresentam sintomas predominantemente de hiperatividade e impulsividade, enquanto outras apresentam principalmente sintomas de déficit de atenção. Não é causado por falta de disciplina ou má educação: O TDAH é uma condição que pode ser influenciado por fatores genéticos e ambientais.
As pessoas com TDAH podem enfrentar desafios em áreas como relacionamentos, escola, trabalho e saúde mental. No entanto, com o tratamento adequado, muitas pessoas com TDAH podem ter uma vida plena e bem-sucedida.
O tratamento para hiperatividade em adultos pode incluir terapia comportamental, medicamentos, terapia de grupo, e treinamento de atenção. É importante que uma equipe de saúde mental especializada, incluindo um psiquiatra, psicólogo ou terapeuta, seja envolvida na avaliação e tratamento do TDAH em adultos.
Além disso, é importante que as pessoas com TDAH tenham suporte de suas famílias e amigos, e que eles estabeleçam rotinas e estratégias para ajudá-los a se manter organizados e controlar impulsos.
Opmerkingen